sexta-feira, 31 de agosto de 2012

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

MÚSICA NO ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA ILDEFONSO ANSELMO NO SEXTO ANO


         NA TURMA DO SEXTO  ANO, NA ESCOLA ILDEFONSO ANSELMO DA SILVA NA CIDADE DE AMPARO PB, O PIBID/CHS DESENVOLVEU ATRAVÉS DO BOLSISTA JÚLIO HENRIQUE, UMA AÇÃO  EM SALA DE AULA COMO INAVAÇÃO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA NA DISPLINA DE HISTÓRIA, UTILIZANDO A MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E ASSIM INSTIGANDO OS ALUNOS A UMA MELHOR COMPREENÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS CONTEÚDOS, A MÚSICA TRABALHADA FOI DE LUIZ GONZAGA ASA BRANCA.  

                                                         VEJAM AS FOTOS 








                 
       

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O PIBID/CHS TRABALHANDO MÚSICA NA AULA DE HISTÓRIA EM AMPARO NA TURMA DO 7º ANO



Nesta segunda-feira dia 27/08/2012 PIBID/CHS, na escola Ildefonso Anselmo da Silva na cidade de Amparo PB, trabalhou uma nova metodologia em sala de aula em especifico na disciplina de História juntamente com o professor Eraldo foi trabalhado a música xote ecológico de autoria de Luiz Gonzaga grande mestre da música nordestina, na aula de História, com o objetivo de realizar a interdisciplinaridade, uma vez que a música atendia a transversalidade entre as disciplinas ou series.
            Inicialmente foi exposto o contexto externo uma que se fazia necessário para melhor entendimento do alunado como:
    Quem compôs?
 * Quando?
 * Qual lugar social do compositor?
 * Em que contexto a música foi produzida?

Em seguida os alunos ouviram a música algumas vezes e assim realizaram em forma de texto o contexto interno da interpretaçao da música utilizanso estes intens;

  * O que diz a Letra?
  * Há metáforas?
  * Qual a relação da letra e o contexto?
  * Que gênero musical?
  * O que interpretar na sonoridade
   
Com isto saíram ótimas produções feitas pelos os alunos da turma do 7º ano.
 Confiram as fotos:


AULA DE CAMPO "TIPOS DE PAISAGEM" ATIVIDADE DO PIBID CHS NA ESCOLA ILDEFONSO COM A TURMA DO 5ºANO

      Aula de campo com os alunos do 5ºano da escola Ildefonso Anselmo, teve como objetivo proporcionar aos alunos um reconhecimento das muitas paisagens de sua cidade,no momento da aula de campo os alunos identificavam alguns dos tipos de paisagem em sua cidade,junto com a professora Maria de Fatima e as Bolsisitas Gabrielly Ohana e Aldilania Moura os alunos poderam tirar duvidas sobre os tipos de paisagens,Foi uma aula dinamica onde os alunos ao identificarem em sua propria cidade,o que foi visto em sala de aula sobre os conceitos de paisagem  pode proporcionar um maior entendimento da tematica.
Confira algumas das fotos da aula de campo!! 











aluno dando um exemplo de paisagen cultural























sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SEMANA DO FOLCLORE DA ESCOLA AGROTÉCNICA DE SUMÉ COM A PARTICIPAÇÃO DO PIBID /CHS


O PIBID CHS realizou durante toda semana na Escola Agrotécnica de Sumé da organização do acervo fotográfico, onde selecionamos fotos desde da sua fundação até os dias atuais por temas como: cultivos de flores, plantas, criações de animais, eventos, convidados ilustres e alunos que por la já passaram com o objetivo de resgatar os momentos marcantes da escola. A culminância aconteceu nesta sexta dia 24/08/12, foi muito bonito e divertido os festejos onde nós bolsistas do PIBID de Ciencias Humanas e Sociais participamos com apresentação do acervo fotográfico da escola, além disso teve outras brincadeiras e apresentações culturais tais como:
- apresentações de trabalhos feitos por alunos em forma de cartazes por área;
- peça de teatro apresentadas  por alunos;
- declamações de versos e poesias;
- danças;
- brincadeiras pedagógicas;
- jogos pedagógicos;
- comidas tipicas
- maquetes
- hortaliças

vejam as fotos:












terça-feira, 21 de agosto de 2012

TEMÁTICA INTERDISCIPLINAR NAS AULAS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA

O texto aborda o ciclo do café, temática abordada nas aulas de Geografia, do 7° ano do Ensino Fundamental referente ao  processo de formação e construção territorial do Brasil.


Fonte: Nova Escola - Ano XXVII - N° 254 - Agosto 2012.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

OFICINAS DE DESENHO E MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA


OFICINAS REALIZADAS PELO PIBID/CHS

OFICINA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
25/07/2012 O PIBID/CHS realizou a oficina de desenho com a equipe de Geografia sob a orientação do professor coordenador do PIBID/CHS Fabiano Custódio, primeiramente fizemos um estudo teórico, discutimos e sistematizamos como seria desenvolvido o desenho nas aulas de Geografia como um instrumento de percepção e compreensão da realidade, colocando-o como ferramenta da construção do conhecimento coletivo, com isto, os alunos estarão desenvolvendo sua capacidade de percepção do mundo e das representações e, ainda, de realizar transformações nas próprias percepções iniciais do seu cotidiano de forma natural.
 



OFICINA NO ENSINO DE HISTÓRIA

02/08/2012 O PIBID/CHS realizou oficina de como trabalhar a música no ensino fundamental na disciplina de História, com o professor Luciano Queiroz colaborador do PIBID/CHS, foi um momento de construção do conhecimento, onde realizamos toda uma discussão teórica e de forma prática com apresentações das musicas, para que só assim possamos levar novas metodologias de ensino para a sala de aula como instrumento de ensino aprendizagem, nas escolas Municipais do ensino fundamental, Ildefonso Anselmo da Silva na cidade de Amparo, e a escola Agrotécnica de Sumé.





REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS


SANTOS, Clézio. O uso dos desenhos no ensino fundamental: imagens e conceitos-in.Pontuschka-n.n.e Oliveira, A.V. Geografia em perspectiva.3 ed. São Paulo: Contexto,p.195-207.

MIRANDA, Sérgio Luiz. O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica. Tese (Doutorado em Geografia)- Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro/SP, 2005.


 POSTADO POR ANDRÉA RAMOS

PLANO DE AULA PARA O SEXTO ANO DA ESCOLA ILDEFONSO


PLANO DE AULA
BOLSISTA: ALDILANIA MOURA

Plano de aula para o 6º ano “B” do ensino fundamental II da Escola Ildefonso Anselmo da Silva.
Justificativa: O foco principal deste plano é melhorar a qualidade da aprendizagem dos educandos do 6º ano do ensino fundamental II utilizando o  desenho na aula de Geografia como método para desenvolver a concepção do aluno em relação aos conteúdos trabalhados pelo professor, e assim ajudar o professor (a) com a dinâmica em sala de aula que é um dos objetivos do projeto PIBID. 

Objetivos a serem alcançados:
ü  Estimular os alunos (as) a expor sua concepção sobre os continentes, as ilhas e os Oceanos através dos Desenhos.
ü  Facilitar a aprendizagem dos alunos (as) mostrando o desenho como uma forma de ver e compreender os conteúdos e sua relação com o mundo.
ü  Ajudar o professor com a didática em sala de aula
Conteúdos a serem trabalhados:
ü  Os continentes, as ilhas e os oceanos 
Metodologia: Ajudar o professor com a dinâmica em sala de aula, participando das atividades como debates, inserir nas atividades a utilização de desenhos e sua relação com o conteúdo aplicado pelo professor. A aula será desenvolvida por meio de atuação do professor e do (a) aluno (a) bolsista com aulas expositivas,debates,exercícios e aplicação do desenho para que o aluno explore sua concepção sobre o assunto tratado.
Avaliação: Será realizada através das analises dos desenhos feitos pelos alunos e pela participação em sala de aula.
Referência Bibliográfica:
SANTOS, Clézio. O uso dos desenhos no Ensino fundamental: imagens e conceitos. In-n. PONTUSCHKA. N.N; e OLIVEIRA,A.U.Geografia em perspectiva.3ed.São Paulo:contexto,2002.P.195-207.




terça-feira, 14 de agosto de 2012

PIBID/CHS REALIZA COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESTUDANTE


 NESTA TERÇA FEIRA DIA 14/08/2012 NA ESCOLA ILDEFONSO ANSELMO DA SILVA NA CIDADE DE AMPARO O PIBID /CHS REALIZOU UMA SESSÃO DE FILMES EDUCATIVOS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO ESTUDANTE, FORAM ENVOLVINDAS TODAS AS TURMAS E DIVIDOS EM DUAS SESSÕES PARA A EXIBISSÃO DOS FILMES, HOUVE APRESENTAÇÃO DE MENSAGENS, DISTRIBUINÇÃO DE PIPOCAS E KITS CONTENDO BALAS, BOMBONS, PIRULITOS E CHICLETES. 




ANDREA RAMOS

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

apresentação do projeto de ações do PIBID/CHS Escola Ildefonso Anselmo da Silva, Amparo





FOI REALIZADO NESTA QUARTA FEIRA DIA 08/08/2012, NA ESCOLA ILDEFONSO ANSELMO DA SILVA NA CIDADE DE AMPARO, A APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES QUE O PIBID/CHS IRÁ REALIZAR JUNTO A ESCOLA, COMO PROPOSTAS PARA A PROXIMA AMOSTRA PEDAGÓGICA PARTICIPARAM TODOS OS BOLSISTAS E PROFESSORES DE ARÉA COMO A GESTÃO DA ESCOLA COMPOSTA POR COODERNAÇÃO PEDAGÓGICA E DIREÇÃO.




postanto por: Andréa Ramos

Proposta de plano de aula


                          

Plano de aula 5°ano

Tipos de paisagem
A proposta é a de proporcionar aos alunos do quinto ano o reconhecimento dos tipos de paisagens. De inicio os alunos serão questionados sobre quais seus conhecimentos sobre paisagem, depois desse questionário inicial, será apresentado um slide, com os tipos de paisagem e algumas das definições mais comuns para a paisagem. Os alunos terão uma aula de campo onde os mesmo irão tentar reconhecer os tipos de paisagem em sua cidade, podendo assim ao ficar mais próximos nessa atividade de reconhecimento ter um entendimento maior das características das paisagens naturais e humanizadas.

Objetivos:

-identificar os tipos de paisagens
-Identificar elementos de um lugar conhecido.
-identificar em sua cidade a relações sociais e econômicas com a paisagem.
-produzir desenho representado às paisagens visualizadas na aula de campo.

Conteúdo:



-CONCEITO DE PAISAGEM
-TIPOS DE PAISAGEM
-PAISAGEM NATURAL
-PAISAGEM HUMANIZADA
-PAISAGEM URBANA E RURAL
-PAISAGEM CULTURAL
                                                                                      
          Desenvolvimento da atividade.

            Inicialmente será feita uma apresentação do conteúdo, em seguida os alunos irão para campo, onde observará à paisagem que irão desenhar, a proposta de desenho será livre, é importante orientar os alunos que observem a presença dos elementos que compõe a paisagem. Após essa aula de campo os alunos voltarão para sala onde irão desenhar os tipos de paisagem,nesse retorno poderá ser feita perguntas sobre que elementos forma identificados nas paisagens  naturais e humanizadas,para auxiliar na construção do desenho.
      O objetivo é verificar quais os recursos gráficos os alunos utilizam para representar a paisagem.
            No momento da aula de campo o (a) professor (a) pode ir tirando fotografias da paisagem, fotos de alguns pontos de vista. Em um segundo momento (mostre essas fotos aos alunos com o uso de data show).
Perguntas a ser feitas aos alunos

-Como essa atividade ajudou a pensar sobre os tipos de paisagem e sobre as relações sociais e econômicas existente.
-Que duvidas ainda permanece
O que gostariam de saber mais
Material a ser utilizado

-Folhas de papel oficio
-Lápis pretos e coloridos
Atividade avaliativa

Após a aula de campo os alunos deverão desenhar os tipos de paisagem e deverão produzir um texto com base no que foi vivenciado e aprendido.

Avaliação da atividade

Nas discussões, nos desenhos e nos textos produzidos identificar se os objetivos foram atingidos.
Proposta elaborada para turma: 5°ano da escola Ildefonso Anselmo, tendo como temática os tipos de paisagem.
Por: Gabrielly Ohana
A proposta será desenvolvida juntamente com a professora Maria de Fátima Araujo Silva.



Referência bibliográfica

SANTOS, Clézia. O uso dos desenhos no ensino fundamental:
Imagens e conceitos. in-.Pontuschka.
N. N. e Oliveira, A.V. Geografia em perspectiva.
3ed. São Paulo: Contexto; 2006 P. 195-207.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

PROPOSTA DE ATIVIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA - TEMA: BIOMAS

Essa proposta de atividade pode ser desenvolvidas nas aulas de Geografia nas tumas do 7 Ano do Ensino Fundamental.  Tema : Biomas Naturais -  conforme a divisão estabelecida pelo IBGE: Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Caatinga, Amazônia e Pampa.





Fonte: Revista Nova Escola. N 254 -Agosto de 2012. Bom estudo !! e colocar em prática!