Plano de aula 5°ano
Tipos de paisagem
A proposta é a
de proporcionar aos alunos do quinto ano o reconhecimento dos tipos de paisagens.
De inicio os alunos serão questionados sobre quais seus conhecimentos sobre paisagem,
depois desse questionário inicial, será apresentado um slide, com os tipos de
paisagem e algumas das definições mais comuns para a paisagem. Os alunos terão
uma aula de campo onde os mesmo irão tentar reconhecer os tipos de paisagem em
sua cidade, podendo assim ao ficar mais próximos nessa atividade de
reconhecimento ter um entendimento maior das características das paisagens
naturais e humanizadas.
Objetivos:
-identificar os tipos de
paisagens
-Identificar elementos de um
lugar conhecido.
-identificar em sua
cidade a relações sociais e econômicas com a paisagem.
-produzir desenho representado às
paisagens visualizadas na aula de campo.
Conteúdo:
-CONCEITO DE PAISAGEM
-TIPOS DE PAISAGEM
-PAISAGEM NATURAL
-PAISAGEM HUMANIZADA
-PAISAGEM URBANA E RURAL
-PAISAGEM CULTURAL
Desenvolvimento da atividade.
Inicialmente
será feita uma apresentação do conteúdo, em seguida os alunos irão para campo,
onde observará à paisagem que irão desenhar, a proposta de desenho será livre,
é importante orientar os alunos que observem a presença dos elementos que
compõe a paisagem. Após essa aula de campo os alunos voltarão para sala onde
irão desenhar os tipos de paisagem,nesse retorno poderá ser feita perguntas
sobre que elementos forma identificados nas paisagens naturais e humanizadas,para auxiliar na
construção do desenho.
O objetivo é verificar quais os recursos
gráficos os alunos utilizam para representar a paisagem.
No
momento da aula de campo o (a) professor (a) pode ir tirando fotografias da
paisagem, fotos de alguns pontos de vista. Em um segundo momento (mostre essas
fotos aos alunos com o uso de data show).
Perguntas a ser feitas aos alunos
-Como essa atividade ajudou a
pensar sobre os tipos de paisagem e sobre as relações sociais e econômicas existente.
-Que duvidas ainda permanece
O que gostariam de saber mais
Material a ser utilizado
-Folhas de papel oficio
-Lápis pretos e coloridos
Atividade avaliativa
Após a aula de
campo os alunos deverão desenhar os tipos de paisagem e deverão produzir um
texto com base no que foi vivenciado e aprendido.
Avaliação da atividade
Nas
discussões, nos desenhos e nos textos produzidos identificar se os objetivos
foram atingidos.
Proposta elaborada para turma: 5°ano da escola Ildefonso
Anselmo, tendo como temática os tipos de paisagem.
Por: Gabrielly Ohana
A proposta será desenvolvida juntamente com a professora Maria de Fátima Araujo Silva.
|
Referência bibliográfica
SANTOS, Clézia. O uso dos desenhos no ensino fundamental:
Imagens
e conceitos. in-.Pontuschka.
N.
N. e Oliveira, A.V. Geografia em perspectiva.
3ed.
São Paulo: Contexto; 2006 P. 195-207.