A atividade foi realizada com a turma do 7° Ano C do turno da tarde, da Escola Agrotécnica de Sumé, dentro do assunto: Agricultura e pecuária, foi realizada a partir do que eles já conheciam sobre o assunto e dos textos que foram trabalhados em sala de aula . Inicialmente eles fizeram uma pesquisa sobre os diferente espaço rurais, construíram cartazes e apresentaram em sala de aula, só então começaram a construí os desenhos.. Foi muito interessante usar o desenho para desenvolver essa atividade, pois os alunos conseguiram expressar o que assimilaram do assunto com muita facilidade. O uso do desenho é importante em todas a disciplina, pois é mais um elemento que pode facilitar a compreensão dos alunos sobre um determinado assunto. A atividade foi realizada com muito sucesso.
Algumas imagens da atividade
E. A. E. F. DEP. EVALDO GONÇALVES DE QUEIROZ
DISCIPLINA: Geografia DURAÇÃO DA AULA: 40
minutos
ANO LETIVO: 2012 TURNO: Tarde TURMA: 7º ANO C
PROFESSORA DE GEOGRAFIA: Alba Josefina Araújo
Paiva
BOLSISTA: Auricelia de Melo Araujo
PLANO DE AULA
OBJETIVOS:
Estimular a
compreensão dos alunos sobre o espaço rural e as principais atividades
desenvolvidas no campo.
Contribuir para que os
alunos possam identificar os elementos do espaço rural e as diferentes
atividades desenvolvidas nesse espaço.
Facilitar a
aprendizagem dos alunos através do desenho, relacionado-os com os conteúdos
propostos.
CONTEÚDOS:
Agricultura
e pecuária
Ø
O
novo espaço rural;
Ø
A
ocupação da terra pela agropecuária;
Ø
Produtos
agrícolas;
Ø
A
pecuária;
METODOLOGIA:
A aula será ministrada pela professora da
disciplina e a bolsista com utilização de texto do livro didático e exposição
oral e dialogada. Confecção de cartazes mostrando os diferentes espaços rurais
e a construção de desenhos relacionados com o conteúdo.
AVALIAÇÃO:
Aplicação de uma
atividade de desenho para a verificação de aprendizagem e a participação dos
alunos em sala de aula.
REFERENCIA:
SANTOS, Clézio. O uso de desenhos no ensino Fundamental:
imagens e conceitos. In__. PONTUSCHKA, N.N. e OLIVEIRA, A.V. Geografia em
perspectiva. 3ed, São Paulo: Contexto, 2006 p. 195-207.
VESENTINI, José
William; VLACH, Vânia. Geografia crítica:
o espaço brasileiro. 4.ed. São Paulo: Ática, 2009.