domingo, 12 de maio de 2013

EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE MAPAS - PIBID – CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS", NA ESCOLA AGROTÉCNICA DE SUMÉ


O PIBID Ciências Humanas e Sociais do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do CDSA/ UFCG realizou na Escola Agrotécnica de Sumé, na quinta-feira, dia 9 de maio, uma exposição de mapas geográficos e históricos. Com o objetivo de mostrar a importância da utilização dos mapas nas aulas das disciplinas de Geografia e História, bem como, o processo de leitura e interpretações destes mapas.
A exposição foi intitulada de “Exposição Itinerante de Mapas, PIBID – Ciências Humanas e Sociais”. Foram expostos 30 mapas. Também teve para os alunos da Escola Agrotécnica  um concurso de produção de desenhos com a descrição do percurso de suas casas até a escola.
A exposição foi um momento de grande aprendizagem, pois  levou aos alunos a compreenderem os pontos essenciais para a leitura e interpretação de mapas. Foi ainda, um momento de participação da comunidade escolar formada por professores e alunos da Escola Agrotécnica e estudantes e professores do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG).













domingo, 5 de maio de 2013

TRABALHANDO MAPA CONCEITUAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA ESCOLA AGROTÉCNICA DE SUMÉ

Mapa conceitual  é uma ferramenta de trabalho que pode organizar as ideia, estruturando-as a partir de conceitos e das relações entre eles. O esquema do mapa conceitual parti de um tema gerador que deve se interligar com os demais conceitos contidos em um determinado conteúdo.
O mapa conceitual serve como um instrumento que pode facilitar a aprendizagem, através da sistematização dos conteúdos. Pode ser útil para os estudantes, para:
  • Fazer anotações;
  • Resolver problemas;
  • Planejar estudos;
  • Prepara-se para avaliações;
  • Sistematizar conteúdos.             
Então por entendermos que o mapa conceitual poderia facilitar o processo de ensino/aprendizagem, decidimos trabalhar com essa ferramenta nas aulas de Geografia na Escola Agrotécnica de Sumé. As aulas foram ministradas na turma do 6º ano C, do turno da tarde, pela bolsista do Subprojeto CHS  em parceria com a professora de Geografia.
As aulas foram realizadas em duas etapas: primeiro foi a apresentação do conceito de mapa conceitual, para que serve e como é feito o esquema. Na segunda etapa foi pedido aos alunos que  eles construíssem os seus próprios mapas conceituais. O resultado foi muito interessante, pois eles conseguiram  compreender a importância dessa ferramenta para a sua aprendizagem.

vejam algumas imagens





































Postado por: Auricelia Araujo.