segunda-feira, 30 de abril de 2012

AÇÃO DO PIBID – CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS


AÇÃO DO PIBID – CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – FORMAÇÃO CONTINUADA



Foi realizada na última quinta-feira 26/04/2012, a formação continuada para os professores da Escola Municipal  de Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio Ildefonso Anselmo da silva. A formação continuada teve como tema as "Práticas Pedagógicas e Contextualização em Sala de Aula". A partir dessa temática, foram desenvolvidas as seguintes oficinas:  a relação professor/aluno e escola e o desenho no processo de ensino/aprendizagem.

A formação contou com a participação de 50 professores da Rede Municipal de Ensino do Município de Amparo - PB, com os alunos bolsistas do PIBID- Ciências Humanas e Sociais do curso de Licenciatura em Educação do Campo do CDSA/UFCG. “ O evento foi um momento de construção de conhecimentos pedagógicos, pois houve a interação entre teoria e prática e troca de experiências entre os professores da escola e alunos bolsistas do curso de Licenciatura em educação do Campo

Essas ações fazem parte do PIBID – Ciências Humanas e Sociais, que tem por objetivo Incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica, como também elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica. O mesmo está sendo executado nos municípios de Sumé e Amparo localizados na microrregião do Cariri Ocidental Paraibano, abrangendo as seguintes escolas de Ensino Fundamental e Médio: Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz e a Escola Municipal de Educação Infantil Fundamental e Médio Ildefonso Anselmo da Silva.

Prof. Fabiano Custódio

Coord. do Subprojeto: Educação do Campo: Ciências Humanas e Sociais






domingo, 29 de abril de 2012

PIBID EQUIPE AMPARO PARTICIPA DO EVENTO DE EMANCIPAÇÃO POLITICA COM CONFECÇAO E EXPOSIÇÃO DE ATIVIDADES E GINCANA PEDAGÓGICA.

.
A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA NA SEMANA DE COMEMORAÇAO DA EMANCIPAÇAO POLITICA DA CIDADE DE AMPARO DIAS 16 A 29 DE ABRIL,EM SALA DE AULA FORAM PRODUZIDOS CARTAZES ,MAQUETE E PINTURAS RELACIONADAS A CULTURA DA CIDADE,EM OUTRO MOMENTO OS RESULTADOS DESSAS PRODUÇOES FORAM EXPOSTOS PARA A COMUNIDADE,E FOI REALIZADA UMA ATIVIDADE DINAMICA COM PERGUNTAS E RESPOSTAS REFERENTE A CIDADE

PRODUÇAO DE TRABALHOS





MOMENTO DE INTERAÇAO COM A COMUNIDADE
  

domingo, 22 de abril de 2012

AÇÃO DO PIBID – CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS


FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ILDEFONSO ANSELMO DA SILVA

PROGRAMAÇÃO

LOCAL - ESCOLA MUNICIPAL ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ILDEFONSO ANSELMO DA SILVA

DATA – 25 de Abril de 2012



PALESTRA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONTEXTUALIZAÇÃO EM SALA DE AULA

OFICINAS

1 -  RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO E ESCOLA

2 – O DESENHO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM

3 -  A PESQUISA DE CAMPO COMO ATIVIDADE PEDAGÓGICA

4 – TRABALHANDO CONCEITOS EM SALA DE AULA



Fabiano Custódio de Oliveira

Coord. Área - Ciências Humanas e Sociais - PIBID/CDSA/UFCG




terça-feira, 10 de abril de 2012

Questões étnico-raciais e políticas de quotas

Convidamos a todos PIBIDIANOS  a participarem da mesa redonda "Questões étnico-raciais e políticas de quotas ". O evento está sendo organizado pelo Núcleo de Didática de Conteúdos Específicos para a Convivência com o Semiárido (NUDCE) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG. A mesa realizará na próxima quarta-feira, 11 de abril, às 19 horas, no auditório do Campus de Sumé a mesa redonda “As questões étnico-raciais em debate: Políticas de quotas e Lei 10.639”.

Participarão da mesa os professores Alba Cleide Calado Wanderley (CDSA/UFCG), Jair Silva (Movimento Negro de Campina Grande/NEAB-Í) e José Pereira Júnior (UEPB/NEAB-Í).