segunda-feira, 14 de novembro de 2011

BOLSISTAS DO PIBID - UFCG “CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS” PARTICIPARAM DO I SEMINÁRIO DE CULTURA DA MÍDIA, HISTÓRIA CULTURAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO

Os bolsistas  do PIBID – UFCG “ Ciências Humanas e Sociais” participaram do  I Seminário de Cultura da Mídia, História Cultural e Educação do Campo, que foi realizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA-UFCG), apresentando painéis, participando de mini cursos e atuaram como monitores no decorrer do evento. O seminário teve por objetivo principal discutir as representações das populações do campo por meio dos discursos midiáticos. O evento, de início, tem dupla justificativa: em primeiro lugar, pela relevância da temática que visa focar os contextos diversos dos homens e mulheres do campo em suas multidimensionalidades; em segundo, pelo que nos impõe esses tempos pós-modernos da sociedade da informação, que nos obriga, sempre pelo ângulo da crítica acadêmica, investigar e resistir às muitas desqualificações e estereótipos veiculados pelas mídias contemporâneas. Ademais, a realização desse evento se justificou atrelada a proposta do CDSA/UFCG, uma extensão universitária para a espacialidade do cariri Paraibano, cuja preocupação e lutas sociais giram em torno da cidadania e da qualidade de vida das populações do semiárido brasileiro. Esse Seminário proporcionou aos atuais e futuros profissionais da educação básica da região, uma visão mais aprofundada das relações entre as populações do campo e a cultura da mídia, o que  gerou discussões em torno de uma educação mais significativa e significante para os alunos da região do Cariri paraibano. Associando as diversas práticas culturais da região e de outras alteridades, o objetivo central foi  perceber como sujeitos que atuaram e atuam no campo são/foram representados pelas mídias, sempre buscando um ângulo de abordagem crítico ao vermos os interesses políticos, econômicos e subjetivos dos meios de comunicação.
O evento contou com a participação dos bolsistas, supervisores, diretores, coordenadores  e professores das escolas conveniadas do PIBID – UFCG “ Ciências Humanas e Sociais”, que participaram das mesas redondas, do espaço de diálogos sobre educação do campo,  dos mini cursos e apresentaram painéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário