segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PIBID “UFCG na Educação Básica – Olhares – Diálogos – Interações : Ciências Humanas e Sociais


O subprojeto na área das Ciências Humanas e Sociais do curso de Licenciatura em Educação do Campo do CDSA está inserido no projeto Institucional do PIBID “UFCG na Educação Básica – Olhares – Diálogos – InteraçõesAbrange o ensino de História e Geografia contextualizado nas escolas do campo do Semiárido Paraibano, considerando o ensino destas disciplinas como um instrumento de construção da cidadania plena e condição para o desenvolvimento sustentável do Semiárido Brasileiro. O subprojeto tem por objetivo Incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica, como também elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica. O subprojeto está sendo executado nos municípios de Sumé e Amparo localizados na microrregião do Cariri Ocidental paraibano, abrangendo as seguintes escolas de Ensino Fundamental e Médio: Escola Agrotécnica de Ensino Fundamental Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz e a Escola Municipal de Educação Infantil Fundamental e Médio Ildefonso Anselmo da Silva  . Mesmo tendo suas sedes na área considerada “urbana” pelo o IBGE, atende a populações que, majoritariamente, estão vinculadas ao trabalho e à vida no campo, sendo, pois, uma de suas identidades definida por este vínculo. O subprojeto citado procura ser complementar ao currículo de História e Geografia Geral e do Brasil, de maneira a possibilitar a construção de conhecimentos construídos da experiência contextual mais próxima ao mundo vivido dos sujeitos que atuam na educação do Cariri Paraibano. Com isso, não se rompe com a perspectiva descontextualizada, nem se silencia o paradigma da contextualização histórica.

4 comentários:

  1. Olá caros bolsistas,supervisores, voluntários e amigos. Já iniciamos as atividades nas Escolas participantes, em breve mais notícias. Prof Fabiano Custódio (Coord - PIBID - Ciências Humanas e Sociais)

    ResponderExcluir
  2. Caros colegas pibideiros, quero aqui registrar o grande sucesso do II encontro do PIBID em Cajazeiras. Parabenizo a toda equipe de organização, a todos os palestrantes assim como também a todos os alunos bolsistas pela brilhante participação, em especial a equipe de sumé que em nome de Andréa Vargas faço os meus elogios.

    FABIANA CAETANO FEITOSA.
    SUPERVISO/PIBID/CDSA/UFCG.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ PIBIDEIROS, BOA TARDE TENHA UM BOM FIM SE SEMANA .......... ANDREA

    ResponderExcluir