quinta-feira, 16 de agosto de 2012

OFICINAS DE DESENHO E MÚSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA


OFICINAS REALIZADAS PELO PIBID/CHS

OFICINA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
25/07/2012 O PIBID/CHS realizou a oficina de desenho com a equipe de Geografia sob a orientação do professor coordenador do PIBID/CHS Fabiano Custódio, primeiramente fizemos um estudo teórico, discutimos e sistematizamos como seria desenvolvido o desenho nas aulas de Geografia como um instrumento de percepção e compreensão da realidade, colocando-o como ferramenta da construção do conhecimento coletivo, com isto, os alunos estarão desenvolvendo sua capacidade de percepção do mundo e das representações e, ainda, de realizar transformações nas próprias percepções iniciais do seu cotidiano de forma natural.
 



OFICINA NO ENSINO DE HISTÓRIA

02/08/2012 O PIBID/CHS realizou oficina de como trabalhar a música no ensino fundamental na disciplina de História, com o professor Luciano Queiroz colaborador do PIBID/CHS, foi um momento de construção do conhecimento, onde realizamos toda uma discussão teórica e de forma prática com apresentações das musicas, para que só assim possamos levar novas metodologias de ensino para a sala de aula como instrumento de ensino aprendizagem, nas escolas Municipais do ensino fundamental, Ildefonso Anselmo da Silva na cidade de Amparo, e a escola Agrotécnica de Sumé.





REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS


SANTOS, Clézio. O uso dos desenhos no ensino fundamental: imagens e conceitos-in.Pontuschka-n.n.e Oliveira, A.V. Geografia em perspectiva.3 ed. São Paulo: Contexto,p.195-207.

MIRANDA, Sérgio Luiz. O lugar do desenho e o desenho do lugar no ensino de geografia: contribuição para uma geografia escolar crítica. Tese (Doutorado em Geografia)- Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro/SP, 2005.


 POSTADO POR ANDRÉA RAMOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário