segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Proposta de plano de aula


                          

Plano de aula 5°ano

Tipos de paisagem
A proposta é a de proporcionar aos alunos do quinto ano o reconhecimento dos tipos de paisagens. De inicio os alunos serão questionados sobre quais seus conhecimentos sobre paisagem, depois desse questionário inicial, será apresentado um slide, com os tipos de paisagem e algumas das definições mais comuns para a paisagem. Os alunos terão uma aula de campo onde os mesmo irão tentar reconhecer os tipos de paisagem em sua cidade, podendo assim ao ficar mais próximos nessa atividade de reconhecimento ter um entendimento maior das características das paisagens naturais e humanizadas.

Objetivos:

-identificar os tipos de paisagens
-Identificar elementos de um lugar conhecido.
-identificar em sua cidade a relações sociais e econômicas com a paisagem.
-produzir desenho representado às paisagens visualizadas na aula de campo.

Conteúdo:



-CONCEITO DE PAISAGEM
-TIPOS DE PAISAGEM
-PAISAGEM NATURAL
-PAISAGEM HUMANIZADA
-PAISAGEM URBANA E RURAL
-PAISAGEM CULTURAL
                                                                                      
          Desenvolvimento da atividade.

            Inicialmente será feita uma apresentação do conteúdo, em seguida os alunos irão para campo, onde observará à paisagem que irão desenhar, a proposta de desenho será livre, é importante orientar os alunos que observem a presença dos elementos que compõe a paisagem. Após essa aula de campo os alunos voltarão para sala onde irão desenhar os tipos de paisagem,nesse retorno poderá ser feita perguntas sobre que elementos forma identificados nas paisagens  naturais e humanizadas,para auxiliar na construção do desenho.
      O objetivo é verificar quais os recursos gráficos os alunos utilizam para representar a paisagem.
            No momento da aula de campo o (a) professor (a) pode ir tirando fotografias da paisagem, fotos de alguns pontos de vista. Em um segundo momento (mostre essas fotos aos alunos com o uso de data show).
Perguntas a ser feitas aos alunos

-Como essa atividade ajudou a pensar sobre os tipos de paisagem e sobre as relações sociais e econômicas existente.
-Que duvidas ainda permanece
O que gostariam de saber mais
Material a ser utilizado

-Folhas de papel oficio
-Lápis pretos e coloridos
Atividade avaliativa

Após a aula de campo os alunos deverão desenhar os tipos de paisagem e deverão produzir um texto com base no que foi vivenciado e aprendido.

Avaliação da atividade

Nas discussões, nos desenhos e nos textos produzidos identificar se os objetivos foram atingidos.
Proposta elaborada para turma: 5°ano da escola Ildefonso Anselmo, tendo como temática os tipos de paisagem.
Por: Gabrielly Ohana
A proposta será desenvolvida juntamente com a professora Maria de Fátima Araujo Silva.



Referência bibliográfica

SANTOS, Clézia. O uso dos desenhos no ensino fundamental:
Imagens e conceitos. in-.Pontuschka.
N. N. e Oliveira, A.V. Geografia em perspectiva.
3ed. São Paulo: Contexto; 2006 P. 195-207.

Nenhum comentário:

Postar um comentário