(Analise do livro de História)
Os livros analisados de História foram do 7° ano, 8° ano e 9° ano, da coleção História e vida integrada, de Nelson Piletti,
Claudino Piletti e Thiago
Tremonte,
recomendado para os anos letivos de 2011, 2012 e 2013. Os livros analisados de História abordam de forma variada os temas sobre acontecimentos numa proposta de História Integrada, discutindo as relações humanas de pontos de vistas diferentes e de forma crítica, não constrói grande heróis, nem determina uma verdade histórica. Com isto, o professor de história deve teve ter o livro didático apenas como um instrumento no ensino, pois é de sua competência utilizar novas estratégias e metodologias de trabalhar os conteúdos em sala de aula. Entretanto, não pode ser monopolizado, pois é preciso incluir temas do contexto do aluno do semiárido paraibano.
Os livros de Geografia foram do 7° ano, 8° ano e 9° ano, da coleção Geografia crítica, de José William Vesentini e
Vânia Vlache,
recomendado para os anos letivos de 2011, 2012 e 2013. De acordo com a analise do livro de Geografia podemos afirmar
que existem muitas “deficiências” nas estruturas dos livros didáticos visto que
os critérios oferecidos pelos autores e a estrutura do livro não correspondem e
que isso pode comprometer o processo de
ensino/aprendizagem dos alunos. Pontuschka
(2009) afirma que é importante que os professores se comprometam em buscar com
seus alunos outros meios didáticos para complementar essa deficiência, através
de outras fontes como outros livros,
filmes, aula de campo, jogos, jornais, revistas, contextualizar os conteúdos
enfim procurar outras fontes que não seja apenas o livro didático como o único
instrumento de pesquisa. No que se refere ao Semiárido Brasileiro
não é apresentado nos livros didáticos de Geografia do 6° e 9° ano. Afetando o
processo de na contextualização dos
conteúdos e identidade dos alunos, fazendo que se torne mais difícil à
compreensão por parte dos mesmos.
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